1. Circule
palavras cognatas nos dois primeiros parágrafos do texto.
2.
Sublinhe uma palavra-chave em cada parágrafo.
3.
Identifique três palavras repetidas.
4. Leia o texto e complete o quadro a seguir:
Gênero textual
|
|
Data de
publicação
|
|
Área de Conhecimento
|
|
Assunto
|
|
Propósito
do autor
|
|
5. Releia o texto e sublinhe a sentença que, na sua
opinião, expressa a ideia principal.
6. Tente descobrir o significado das palavras
sublinhadas no texto.
7. Responda, em português, as perguntas a seguir:
a) O que está sendo representado no mapa?
b) Por que o continente europeu está em evidência no
mapa, porém não destacado em amarelo como os demais continentes?
c) Localize no mapa os países e o continente
mencionados nas linhas 6 a 8. Por que foram mencionados?
d) Qual a doença com maior índice de mortalidade no
mundo?
e) Qual o índice e onde ocorrem os maiores casos da
doença mencionada ao longo do texto?
f) Quantos tipos de malária existem e como a doença
é transmitida? Aponte a(s) linha(s) no texto onde se encontram estas
informações.
g) Por que o índice da doença cresce a cada ano no
Reino Unido?
8. O que significam os números:
a) 90 (linha 4) =
b) 30 (linha 12) =
9. Escreva uma informação que você aprendeu neste
texto.
Nota
= Não esqueça: ao
ler um texto, observe se há cognatos, palavras repetidas, nomes próprios,
números, gráficos, tabelas, figuras, fotos, etc. Tudo isso pode ajudar você a
chegar mais depressa à compreensão do texto.
= Um parágrafo é,
por definição, um grupo de sentenças acerca da mesma ideia. Sempre que você
ler, observe que os textos são divididos em parágrafos. Quais as ideias que
mantêm um parágrafo coeso, como um bloco? Você pode identificar as sentenças
tópicos?
Adaptado de OLIVEIRA, S. Leitura crítica de textos. Brasília: Edição
Independente, 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário